A Câmara Municipal de Guarapuava realizou ontem (08), Dia Internacional da Mulher, sessão solene que homenageou 12 mulheres que contribuem para o desenvolvimento municipal através de atitudes cidadãs com o Diploma Mulher Cidadã.
A honraria foi instituída em 2002 e para comemorar os dez anos da certificação, recentemente os vereadores aprovaram um projeto de resolução de autoria da Mesa Executiva que ampliou de nove para doze homenageadas. Todas as homenageadas nas edições anteriores também foram convidada para participar da sessão solene, 77 no total.
O presidente da Câmara, vereador João Carlos Gonçalves (PSDB), o “João Napoleão”, antes da entrega dos diplomas as homenageadas enalteceu o trabalho das três vereadoras da Casa, Almira Angelucci (PTB), Eva Schran (PHS) e Maria Jose (PSDB). “Quero saudar com respeito, admiração e carinho as minhas colegas parlamentares desta casa legislativa. Quero estender esta saudação às demais mulheres guarapuavanas, às mulheres servidoras publicas, às trabalhadoras da área privada, do lar, aposentadas, pensionistas, desempregadas, mães ou que não têm filhos. Que são simplesmente mulheres. Parabéns pelo seu dia”, disse Napoleão.
Segundo Napoleão, o Diploma Mulher Cidadã é um reconhecimento da casa de leis ao excelente trabalho que as mulheres desempenham com muita seriedade, dedicação e amor. Napoleão, em reconhecimento da importância da mulher na política, passou a condução dos trabalhos da sessão à vereadora Maria Jose (PSDB). Ela disse que para a Câmara é uma grande honra homenagear as mulheres de nossa sociedade que se destacam pelo seu trabalho junto a nossa sociedade.
O plenário da Câmara ficou completamente lotado com amigos e familiares das homenageadas. A cerimônia contou ainda com a presença de diversas lideranças.
Confira quem são as 12 homenageadas:
Anair Meira da Cruz, indicada pelo Conselho Municipal dos Direitos do Idoso. Há 12 anos vem se destacando no trabalho junto ao movimento da terceira idade, e um de seus projetos é montar uma abrigo para a terceira idade. Local onde os idosos poderão receber carinho, amor e compreensão que merecem.
Dalmice Drewinski, indicada pelo Movimento de Mulheres do Bairro Primavera. Desde 14 anos desenvolve trabalhos voluntários. Atuou como catequista na Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Na Paróquia Nossa Senhora de Fátima foi Coordenadora do COPAE.Atualmente é catequista na Comunidade São João Batista,Paróquia Santa Cruz,no Distrito do Jordão e é integrante do Movimento de Mulheres do Birro Primavera.
Eglecy do Rocio Lippmann, indicada pela APADEVI. Durante sua carreira como professora universitária sempre participou de projetos de extensão na área de inclusão social. Coordenadora do Grupo de Teatro da APADEVI,que recebeu o Premio Arte e Cultura Inclusiva 2011 .
Ellen Christie Faé , indicada pela ABO (Associação Brasileira de Odontologia). Especialista em Radiologia e Tomografia, alem do trabalho profissional, dedica-se as entidades de classe (ABO) e Conselho Regional de Odontologia, onde é delegada desde 2004.
Soldado Joelma Sureke Henrique, indicada pelo 16BPM. Com 15 anos de carreira militar, atuou no Pelotão de Transito e atualmente trabalha no Centro de Operações Policial como Radio Operadora. Sempre pautou sua vida profissional de maneira ilibada e respeitando os pares superiores, mas principalmente no que se refere ao atendimento a população Guarapuavana.
Luciane de Almeida Limberger, indicada pelo CTG Fogo de Chão.Sempre se destacou no meio tradicionalista. Foi prenda Mirim, Juvenil e Adulta. Como Diretora Artística levou o nome do CTG e de Guarapuava para todo o País. Atualmente Patroa e Diretora Artística , e juntamente com a sua equipe tem uma das mais fortes Invernadas Artísticas do Brasil.
Maria Clair Almeida Gomes, indicada pela Paróquia Nossa Senhora de Belém. Participa ativamente da Paróquia e Catedral Nossa Senhora de Belém em atividades relacionadas à Ação Evangelizadora, destaque para sua participação no Grupo Santa Rita de Cássia.
Tenente Magda Kiyoto Yamada Kawakami, indicada pelo 26GAC. Graduada em Odontologia pela Universidade Católica do Paraná. É poliglota, fala, além do português, espanhol, inglês e japonês. O Exercito, antes universo estritamente masculino, tem aberto a portas para o ingresso de mulheres, oferecendo mais uma oportunidade de trabalho. A homenageada tem demonstrado determinação, resistência física e psicologia, agregando valores a instituição.
Nilcéia Mabel Kloster Spacynski Veigantes, indicada pelo Sindicato Rural de Guarapuava. Agropecuarista e diretora do Sindicato Rural. Apos o falecimento do seu pai, assumiu a administração da fazenda Três Lagos, em Cantagalo. Depois que assumiu os negócios da família, ela não deixou que a timidez impedisse a realização das tarefas inerentes ao meio rural. A organização é uma das suas virtudes, aplica na pratica o que todos os produtores rurais fazer: Gestão Rural .
Patrícia Manente Melhem, indicada pela Faculdade Campo Real. Leciona na faculdade há 7 anos e é Coordenadora das atividades Complementares e sociais. recentemente foi agraciada com o premio: Selo-Nós Podemos Paraná. Atualmente é Coordenadora do Projeto Cidadania Real, com ênfase no atendimento a mulheres carentes e vitimas de violência domestica. Também é coordenadora do Movimento de Cursilhos de Cristandade da Diocese de Guarapuava.
Terezinha Saldanha, indicada pela UNICENTRO. Professora da UNICENTRO desde 1985, especialista em historia social do Brasil. Ocupou diversos cargos na universidade e é pesquisadora nas áreas da historia das mentalidades e cultura, etnia e identificações. Também é autora do livro Guarapuava em Dois Tempos.
Zenilda de Oliveira Almeida, indicada pela Secretaria Municipal de Saúde. Formada em Pedagogia pela UNICENTRO. Trabalhou como orientadora na Campanha Nacional de Alimentação Escolar. Foi Agente Administrativo do INAMPS, prestou serviços na área da saúde nos Municípios de Pitanga e Pinhão. Em 2007 assumiu o cargo de Assessora Técnica da Secretaria Municipal de Saúde de Guarapuava